Blog do Kenard – Notícias e Análises

6 de julho de 2013 às 22h15min

Betty Faria reaparece aos 72 anos de biquíni.
Causa polêmica não pelo biquíni, mas pela velhice.
É, algo se perdeu e para sempre

A atriz Betty Faria era essa mulher linda que povoou a minha adolescência:

Hoje, ao passear pela internet, voltei a ouvir falar de Betty Faria. Meu Deus! – disse em voz alta, o que chamou a atenção de minha filha Roberta, que acaba de completar 13 anos e passa o fim de semana comigo. Realmente, nunca mais ouvira falar em Betty Faria, uma das musas de minha adolescência.

Bom, tratei de ler a notícia. Ler a notícia e ver a foto. Tratava-se de uma polêmica, acabei por descobrir. Como o jornalismo de hoje em dia ou é militante ou é abstrato, em suma, não é jornalismo, fiquei sem saber quem condenava a atriz por ir à praia, aos 72 anos, de biquíni. Mas deu para saber (sorte das sortes) a opinião de Betty Faria. Ela perguntou aos incomodados se teria de ir à praia, por estar velha, de burca. Ótima frase, diga-se.

Esta é Betty Faria aos 72 anos:

A polêmica – embora, repito, até aqui não saiba quem criticou a atriz por ir à praia de biquíni aos 72 anos – não me enganou. Não, meus caros, também já sou um senhor, não posso me deixar engambelar por truques baratos.

Ninguém ficou chocado ou irritado por ver uma senhora de 72 anos de biquíni na praia, não mesmo! Vivemos numa sociedade que toma como normal as descomposturas mais cabeludas, por que uma atriz de 72 anos, de biquíni, acenderia o pundonor de quem nem sabe o que é isso?

Na verdade, estavam a condenar a falta de pudor de uma mulher que foi linda de aparecer à luz do sol como se encontra aos 72 anos. Como? Não fez plástica? Não fez enxertos? Não pôs a cara na bunda e a bunda na cara? E ainda tem o desplante de vir jogar as marcas do tempo na nossa cara! Inaceitável. Trata-se de uma indecorosa!

Aí está o que incomodou. A velhice. A velhice virou algo constrangedor. Uma impudicícia. Vindo de uma mulher que era bela, então, trata-se de um desaforo. O que essa mulher pretende jogando sua velhice nas nossas caras? Acaso pretende negar aquilo tudo por que brigamos ferozmente para fingir que não existe? Eis aí, meus caros, o que se passa na cabeça de quem não suporta ver senhores e senhoras com a idade real estampada no corpo.

Essa reação grotesca só serviu para jogar uma pá de tristeza no meu sábado radioso. Um punhado de desolação. E serviu para confirmar que algo se perdeu e para sempre.

27 Comentários para “Betty Faria reaparece aos 72 anos de biquíni.
Causa polêmica não pelo biquíni, mas pela velhice.
É, algo se perdeu e para sempre”

  1. Bebel

    Muita coisa se perdeu, infelizmente…
    O envelhecimento deixou de ser algo natural…Vivemos massacrados com as exigências sobre a aparência, a beleza..
    Pactuo com a sua tristeza e desolação.

  2. Diogo

    Concordo

  3. carlos

    concordo com você, ela teria que ir a praia coberta da cabeça aos pés, pelo simples fato e de nao aderir ao rejuvenecimento cirurgico, parabens por sua esplanação

  4. Ana

    Passada indgnada tenho 46 anos,, cade a liberdade… cada na sua, independente da idade.. sabe a situação financeira dela.. ta incomodado então va a Praia isolada onde o publico variado não aparece afiii desabafei.. Parabens Beth por sua coragem de não estar nem ai.. deveria ter continuado com seu traje.. pq com ele vc incomodou sem ele vai continuar incomodando e o que é pior..sem bronze na barriga. bj t admiro.

  5. Maysa

    Concordo totalmente com você! É um absurdo onde chegam as cobranças da sociedade por um modelo de perfeição praticamente impossível de se alcançar. Quem não tem uma coragem admirável, como ela tem, acaba se privando dos bons momentos da vida por não corresponder ao padrão vigente: não posso ir a praia pois estou velho(a), gordo(a), com celulite, tenho estrias… Parabéns Betty, por não deixar a mídia e a sociedade mandarem na sua vida, onde você vai e qual roupa veste.

  6. Solange

    Na verdade o Brasil continua preconceituoso com a velhice, a maioria do povo tem vergonha dos seus velhos, a imagem da Betyy salta aos olhos dos adolecentes, adultos e outros idosos também, como milhares de pensamentos sendo ouvido em voz alta…Que horror,tá louca? Porque para essas pessoas, o velho tem que se recolher à sua velhice… E de preferência, ficou muito velho, morra logo. Querem ver só coroas que não parecem velhas, querem ver o artificial, a utopia. Parabens Betyy.

  7. Adriana Aparecida dos Santos

    Parabéns Roberto, sua esplanação foi linda, refinada e de extremo bom gosto. Não podemos viver eternamente jovens, sem rugas, sem as indeléveis marcas do tempo… Peter Pan não existe, nem na terra do nunca.

  8. Concy Batos

    Vivemos eternamente em uma sociedade preconceituosa, não adianta levantar bandeiras, o preconceito existe dentro das pessoas e vem à tona a qualquer momento. O quê que é isso? Não somos mais donos do nosso corpo? Não podemos andar às ruas porque somos velhos, negros, gye ou deficiente? Porque que esse povo não vai procurar o que fazer? Cuidar da sua vida seria o melhor a fazer. Quem se preocupa com os outros não cuida de si mesmo. Aliás… Pergunto: Quem postou a reprimenda a Betty não vai envelhecer? Então vai morrer.. E se amanhã a pessoa se tornar uma tetraplégica ou portadora de paralisia cerebral, vai se suicidar? É bom se preoucupar com vc antes de olhar para o que os outros estão fazendo…
    Resposta do Blog: Fiquei sem entender direito. “Quem postou a reprimenda…”. Bom, acho que ninguém postou, houve a matéria no UOL que mostrava a reação de pessoas. Você diz, mais na frente: “É bom se preocupar com vc antes de olhar…”. Quero crer que você quis dizer que as pessoas devam primeiro olhar para si, porque do jeito que ficou a sua frase, parece que eu, que fiz a defesa de Betty Faria, mas não só, fiz sobretudo a defesa de as pessoas poderem envelhecer como bem entendem, escrevi o contrário, ou seja, contra. Obrigado pela participação.

  9. Sílvia Cordeiro

    Prezado Kenard, parabéns pela delicadeza e dignidade com que trataste o tema. Vivemos dias trabalhosos e crueis, uma verdadeira inversão de valores, onde prevalecem a riqueza, a beleza e a juventude. Lástima! Ao invés das pessoas sentirem-se ofendidas com a aparição da talentosa atriz em trajes diminutos nas escaldantes areias das praias cariocas, deviam estar preocupadas – isso sim! – com suas vidinhas minguadas e fúteis. E mais: descobrir que não são eternas, e que se sorte tiverem poderão chegar próximo a idade da Beth Faria, com a diferença que não a ostentarão com tamanho orgulho, autenticidade e alegria de viver. E viva a eterna Tieta do Agreste!

  10. Lorena Woodward

    Domingo, 72 anos, passou os últimos três meses interpretando Verdi em Valência, Berlim, Viena e Nova York e vai cantar em mais seis cidades europeias nos próximos quatro meses. “Eu tenho feito isso toda a minha vida e eu pretendo continuar”, disse ele à Reuters nos bastidores na segunda-feira, após a primeira de suas quatro performances de “Nabucco” na Royal Opera House.

  11. Silvana

    Tenho 50 anos e quando era adolescente era muito fã da Bete Faria,principalmente da personagem Lucinha,de Pecado Capital.Qual adolescente na época não queria ter um corpo igual ao dela.O tempo passou e a Bete mostrou que além de bonita,é inteligente.Soube envelhecer sem neurose.E digo mais, apesar da idade, ela está melhor que muita mulher jovem.

  12. darilia

    BOM NO MEU PONTO DE VISTA OS EMCOMODADOS QUE SE RETIREM A IDADE VAI CHEGA PRA TODOS A NAO SER QUE MOREMOS ANTES ELA TEM O DIREITO DE USAR O QUE QUISER PRA VC BETTY FARIA NAO SE PREOCUPE COM ESE FALATORIO BESTA VC E LINDA E O QUE EMPORTA E SER FELIS.

  13. jose valdomiro

    Somos todos filhos de Deus, mas, infelizmente, também somos mal educados e ignorantes,coloquemos as mãos para cima e vamos agradecer a Deus por chegarmos aos 72 anos de vida não é legal? Nos dias de hoje, baseado nas guerras frias e diária que temos, assim como as doenças eminentes sem falar nas que estão por vir e que a ciência inicialmente as ignorará, vamos olhar para os (72,82,92… anos)e dar gloria a Deus, a final, pode até existir pessoas deslumbrantes em algumas óticas, mas, de uma coisa tenhamos certeza, feio, é o conceito perjorativo que fazemos, Bethe, você está linda viva sua vida pra eles mande apenas um beijinho,beijinho e tchau,tchau.

  14. Marcia Elizabeth Rudnik Lobato

    Pode ter certeza de que quem criticou foi por pura inveja,infelizmente muitas pessoas são muito maldosas e só sabem destilar veneno.Você continua linda Beth sempre te admirei como atriz,e tem muita mocinha que não chega a seus pés.Beijos.

  15. Roselito

    A Betty tá “pagando” o preço por ser autêntica, não artificial… Mas ela já foi e será sempre Musa da beleza na história do Brsil e na memória de quem tem… memória… bj Bety! E parabéns por ser lindamente espontânea!

  16. Lenita

    Gente, que loucura é esta! E lá existe idade pra usar biquini ! Cada um veste e faz o que quer.Parem de preconceito ! Parabéns Kennard por sua sensibilidade e inteligencia.Nota 10 para i blog.

  17. Katia

    Betty você encantou o Brasil na sua mocidade,pena que o povo só de valor para a beleza, temos que dar valor para a inteligência o interior das pessoas,queira Deus que eu chegue aos 72 anos cheia de vida, que eu possa curtir uma praia com meus netos, você é linda de dentro pra fora Parabéns.

  18. Nilce Margareth França Barros

    Obrigada Kenard por compartilhar sua opinião. Você teve uma clareza em falar da aparição da atriz, de sua beleza exterior. Agora ela nos mostrou sua beleza interior. Não teve medo de mostrar as marcas do tempo. A juventude, apesar de nos acompanhar por anos, é efêmera. O eterno é nossa alma.

  19. celma

    sempre achei vc linda desde quando ha vi pela primeira vez na novela tieta de personalidade forte quer saber continui assim nao e vergonha nen uma envelhecer vergonha e ser entrometedo e enfelis nao de atencao aquilo que nao e proveitoso,contenui assim linda porque o envelhecimento nao sao p todos muitos nao tem esse previlejo morren joves de mais 72 anos vividos e dadiva de Deus vc foi linda continua linda nao me conhces mais gosto muito de vc continui usando tudo queser seja felis e o q importa o resto e so o resto

  20. Maria

    Bethy, pela tristeza e inveja de outros, você ainda esbanja saúde e beleza.

    Quantos estão se perguntando, será que chegarei aos 72 anos com a beleza natural de Bethy Faria? Com certeza não chegarão, são poucas as pessoas privilegiadas.

    Esse privilégio você ganhou em seu Biotipo, morram de inveja aqueles que
    precisam socorrer as agulhas e bisturis.

    Parabéns Bethy e viva a sua vida sem dar importância a comentários
    desnecessários de pessoas que não tem o que fazer.

    Continue usando biquini nas praias, mostre sua beleza e esbanje inveja naqueles que não estão entre os biotipos mais cobiçados.

    bjs mulher linda.

  21. Genilso Junior

    A nossa sociedade privilegia a juventude e a velhice associa ao ridículo, fiquei realmente feliz em ver uma senhora com 72 anos de idade indo a Praia e com saúde!!! Parabéns Beth Faria por sua força de vontade e sua trajetória de vida, suas lutas, sua fases, serão suas marcas atualmente, lembrando que todos nós caminharemos para essa fase de vida e se chegarmos com saúde será sim uma vitória, Um beijo minha eterna Tieta, tenho atualmente 35 anos e me lembro bem de vários trabalhos seus e continue assim……

  22. Teresa Moraes

    MEU DEUS ,QUE MUNDO ESTAMOS….ENTAO UMA MULHER DE MAIS IDADE TEM QUE PLASTIFICADA ….NO PAIS SEM EDUCACAO,CRIMINALIDADE ,MTA FOME….AINDA EXISTE QUEM SE PREOCUPE TANTO COM A AUTENCIDADE,CORAGEM DE SER REALMETE UM SENHORA DE 72 ANOS SEM CARAS E BOCAS….PARABENS BETH FARIA ….

  23. Maria ;helena Saldanha

    O tempo passa, o tempo voa.
    Aprendam, ninfetas, periguetes, cocotas e moçoilas lindas e bem comportadas. Hoje és o que fomos e amanhã serás o que sou.
    E com sorte.
    Se uma bala perdida, um enfarto, doença inesperada ou mesmo um imprevisto que ronda não dando desculpas para a morte.
    Esta é a vida. Dela se sai apenas com o que se aprende. E uma delas é envelhecer sem medo, sem culpa ou mesmo tristeza.
    Aproveitem seu tempo, aproveitem para aprender pq quando chegar a hora de enfrentar olhares críticos e saudosos, poder mostrar com um sorriso que muito se perdeu, mas MUITO mais se ganhou.

  24. Diamela

    Parabéns por tua abordagem sobre o assunto… Quem condena os velhos, não percebe o quanto eles são previlegiados, pois estando na terceira idade é sinal que estão vivos, desfrutando de muita coisa boa dessa vida… e a experiência e sabedoria alcançadas por eles é uma dádiva! Quem dera a todos chegar na mesma fase … Viva os nossos velhos de corpo e piedade dos nossos pobres de espírito !

  25. Stella MAchado

    Betty pode ter perdido a juventude mas não perdeu a classe nem a elegância. Quem a viu num papel cômico em Avenida Brasil, duma velhota que sabia curtir a vida e vivia bebendo, sabe que ela continua sendo a atriz que sempre foi. Ainda bem que não ficou gordona e continua com a quele corpitcho.

  26. LUCERO

    Felicidades a Bety Faria!! Muy buena actriz, si yo a su edad estubiera como ella, claro que me pondria un bikini!!

  27. Lourival Pereira

    Eu também tenho 72 anos, peso 69 quilos, tenho uma barriguinha, pouca, mas tenho, minhas pernas são finas, meus músculos já estão flácidos, não tenho mais a força que tinha quando era jovem, estou um pouco careca, minha virilidade ainda está ativa. E daí? Devo morrer? Pra satisfazer a sociedade? Não posso ir á praia de short? Devo me recolher à minha condição de ancião?
    Olhe, preste atenção: Ainda subo numa escada com uma lata de concreto no ombro. Estou idoso, mas não morto. E quem achar que idoso não deve fazer parte da sociedade (qual sociedade?) que morra antes da velhice chegar.

Deixe um comentário: